terça-feira, 24 de maio de 2016

Sermão #8 A Necessidade Absoluta da Cruz








Sermão #8
A Necessidade Absoluta da Cruz 


Texto Base Lucas 9:22
 “É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.”


Introdução
 Muitos perguntam “era necessário a morte de Cristo em uma cruz?”, outros dizem “Deus não podia simplesmente acabar com o pecado e perdoar a todos sem que seu filho fosse crucificado?”, neste texto vamos abordar a relação de Deus com a morte de seu Filho no Calvário.


Deus
 Antes de qualquer abordagem devemos ter pré-estabelecido algumas verdades sobre Deus, e estas são, Sua santidade e Justiça, vamos entender melhor isso!


 Deus é Santo, e por ter este tão glorioso atributo Ele se ira com o Pecado (Rm1:18), esta ira é a maior expressão de sua Santidade, pois Deus não admite resquício de pecado, Ele é três vezes Santo (Is 6) isso quer dizer que Ele é Santo no mais auto grau de superatividade, ao pensar nos atributos Divinos vemos que todos estão relacionados a sua santidade, Ele é Justo com santidade, Ele é onipotente com Santidade e assim por diante, pois a Santidade é o Atributo dos Atributos, portanto o pecado é contra Deus, por isso Ele se ira com a impiedade, já que esta é simplesmente a falta de santidade.


 Deus é Justo, por isso Ele deve punir o pecado, ou seja, se Deus estivesse deixando o pecado de alguém impune Ele se tornaria injusto. Portanto Deus provê o sacrifício substitutivo de Cristo, pois todos os seres humanos em si são indesculpáveis diante de Deus, pois são pecadores e Deus é justo, em Rm 1:20 diz  que aqueles que negaram a revelação divina são indesculpáveis diante de Deus, outro texto que mostra esta realidade é o de Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”, posto isto para Deus perdoar um pecador e continuar justo Ele deve punir outro no lugar deste, por isso Deus enviou o seu filho para puni-lo em lugar dos pecadores e consequentemente perdoa-los.


 Diante destes atributos a morte Vicária de Cristo se torna Absolutamente necessária para Deus perdoar pecadores e continuar Santo e Justo.


Pai glorifica o teu nome
 A salvação partiu de Deus, Ele a delineou de forma sábia e extraordinária (1Co 1:30), a cruz foi necessária para que tudo fosse criado, pois o sacrifício de Cristo já era conhecido antes de criar-se qualquer coisa, como está escrito “(...) o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (1Pe 1:20), Tudo foi criado com sustentação no sacrifício de Cristo, “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (João 1:3), o texto é Claro, sem Cristo nada, absolutamente nada do que foi feito se fez.


 Em João 12:27-28 Diz “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.
Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.” Este texto mostra claramente que Jesus estava fazendo a vontade do pai, Ele diz incansavelmente que o pai o enviou, a realidade imposta no texto abordado também mostra que Cristo veio para morrer, este é o intuito de sua vinda, não para que, como diz muitos liberais, ser o maior teólogo, filosofo ou até mesmo o maior psicólogo, Jesus foi enviado por Deus para fazer o que o pai mandou, Morrer!


Isto posto vemos algumas declarações de Cristo provando a necessidade absoluta da Cruz, tais como, Lucas 9:22 Dizendo: “É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.” Lucas 17:25 diz que é necessário que cristo padeça, em Mateus 26:52-54 Jesus diz que a crucificação convém que aconteça, entre outros textos mostra que Jesus sabia desta necessidade.


A Vontade de Deus
 Deus foi Aquele que projetou a Salvação, em Rm 1:1 diz que o Evangelho é de Deus, em João 3:16 está escrito que Deus Amou o mundo, em Is 59:16 diz “E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve”, diante destes textos temos claro que Deus em sua soberana vontade planejou a salvação, pois Ele amou o mundo, revelou o seu evangelho e por seu próprio braço trouxe salvação.


 A prova desta vontade soberana é Cristo se submetendo a ela no Getsêmani Mt 26:38,39;42-44, onde Jesus ora três vezes dizendo que a vontade de Deus prevaleça e não a dEle.


Justo e Justificador
 A Cruz mostra O Deus justo punindo o pecado de homens pecadores em seu próprio filho, e como consequência, mostra um Deus que justifica o ímpio através do preço pago na cruz, por isso Ele é o Justo que cumpri a lei que é punir o pecado. E também o Justificador, pois puniu o seu próprio Filho em nosso lugar para que a sua justiça fosse manifestada em nós. Diante disso a Cruz é absolutamente necessária para que Deus puna o pecado e salve o pecador.


Romanos 3:25,26
 “Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”



 Conclusão:

 A Cruz é absolutamente necessária, pois mostra O Deus Santo que vira o rosto até mesmo para o seu próprio filho, quando Jesus tomou nossos pecados na crucificação, É necessária, pois é a plena e soberana vontade dO Deus Onisciente. É necessária para que tudo fosse criado. É necessária para manifestar a sua justiça e justificação, e é poder de Deus para a salvação de todo aquele que Crê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário