sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O poder transformador do evangelho





O poder transformador do Evangelho


Texto Base: 
Mateus 13:12
 “Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.”
Introdução:
 Ao ler o livro do Luciano Subira O Conhecimento Revelado 2005, fiquei impressionado com um tema que ele abordou a respeito da semente plantada no coração, e pretendo discorrer a respeito deste assunto.
 Durante nossa caminhada cristã a palavra de Deus, muitas vezes, tem sido vista por aqueles que não a pratica, como algo fútil, pois ao cair na rotina de escutar as variadas pregações nos finais de semana junto à falta de prática ocorre-se no erro de se familiarizar com o evangelho e a consequência é a falta de frutos em suas vidas.
 O poder transformador do evangelho:
1 Tessalonicenses 2:13.
“Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.”
 Dentre outros quero apresentar três estágios que a palavra de Deus passa para gerar frutos em nossas vidas, estes estão no texto lido acima.
Primeiro estágio
Eles receberam a palavra de Deus
 O texto lido nos mostra que o povo de tessalonica recebeu a palavra pregada crendo que foi Deus que inspirou.
 Para que a palavra faça efeito em nossas vidas não é só dizer “amém” e está tudo certo, devemos entender que é revelação vinda de Deus e depois receber, lembrando que receber a palavra de Deus é uma questão de escolha e consequentemente de pratica, ou seja, a consequência de receber a mensagem de Deus é a pratica dela, segundo o reverendo Hernandes Dias Lopes em sua obra Pregação Expositiva “A bíblia é como um espelho (Tg 1:23). Ela nos permite ver quem realmente somos. É como uma semente que traz vida espiritual (Mc 4:14).” Ao chocar-se com nossas vidas, a palavra de Deus nos mostra como somos pecadores e ao entendermos isso a transformação é inevitável.
Segundo estágio
A palavra operou neles
 O texto nos mostra que a palavra operou neles, e ele específica que operou naqueles que creram.
 O operar da palavra de Deus é glorioso, Jesus explicou sobre este fenômeno (Mt 13) comparando a palavra com a semente, no decorrer de sua explicação ele mostrou que a semente só germinaria se caísse em solo fértil, mas o que significa cair em solo fértil? Jesus discorre dizendo que o solo fértil é o coração daquele que ouve, compreende e dá fruto (Mt 13:23), esse é o fenômeno que se cumpriu na vida dos irmãos de Tessalonica, o ouvir é o primeiro estágio, o compreender é o segundo estágio e o dar frutos é o terceiro, o qual nós iremos discorrer a frente.
 Quando a palavra germina como uma semente no coração do homem é como se seu coração estivesse morto, seco e podre, mas esta semente começa a germinar e ela vai tirando esta podridão do coração se alastrando fazendo uma transformação incrível.
Terceiro estágio
A palavra Frutificou
1 Tessalonicenses 1:8
“Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.”
Só damos frutos se a palavra germinar. Olha que extraordinário esses irmãos espalharam o evangelho em todos os lugares que eles passaram, e muito mais que isso, Paulo diz que não tem necessidade de dizer mais nada para eles, ou seja, eles eram cristãos maduros. Como uma semente plantada em lugar correto e bem cuidada germina naturalmente, assim é a palavra de Deus, você não precisa fazer força para dar frutos só basta receber o que Deus diz e a mensagem germinara naturalmente.
 Que fruto é esse?
 É o fruto do Espírito de Gl 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
 Não se tem outro objetivo de se pregar o evangelho que não seja a transformação desta raça pecaminosa, porém só frutifica quem tem o Espírito Santo, aquele que faz germinar a semente do  evangelho no coração do ser humano.
Conclusão:
Mateus 13:12
 “Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.”
 Para concluir quero dizer que receber a palavra de Deus é uma questão de escolha, o texto citado acima diz que quem não tem frutos até o pouco que tem lhe será tirado, mas como isso ocorre?
 Segundo Luciano Subirá ocorre quando as mensagens não fazem mais diferença em nossas vidas!!! Faça uma reflexão e veja se a palavra de Deus tem frutificado em você e se constatar em seu coração que você já não está dando importância às mensagens pregadas arrepende-se o mais rápido o possível.
A paz a todos!
Fonte da imagem: https://www.pinterest.com/bethmelchiades/frases-cita%C3%A7%C3%B5es-1a-parte/
Por: Rafael Henrique

4 comentários:

  1. É verdade meu Amigo, a arvore sem frutos não gera sementes, e consequentemente não gera outros frutos. Somos frutos da videira chamada Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, assim como somos frutos da videira obrigatoriamente devemos dar frutos.

      Excluir
    2. Glória a Deus, assim como somos frutos da videira obrigatoriamente devemos dar frutos.

      Excluir
  2. É verdade meu Amigo, a arvore sem frutos não gera sementes, e consequentemente não gera outros frutos. Somos frutos da videira chamada Cristo.

    ResponderExcluir