quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Saudade do Amigo!





Saudade do Amigo!
A relação reciproca de saudade entre Abraão e Deus
Texto Base:
Gênesis 22:1
Introdução:
Gn 22:1 “E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.”
 Neste contexto Abraão já tinha realizado o seu desejo de ter um filho, e depois de satisfeito, Abraão para de oferecer sacrifícios a Deus. Deus estava com saudade de Abraão por isso Ele o provou para voltar à comunhão que se perdeu no decorrer da caminhada.
Saudade
 Quando falamos em saudade logo nos vem à cabeça a falta de alguém que gostamos tanto que por algum motivo não temos por perto. Existem vários tipos de saudade, tais como, saudade de um lugar, saudade do cônjuge, dos filhos, de uma comida, entre outras, porém neste texto quero abordar a saudade que Abraão sentiu de seu amigo.
Deus e Abraão
 A palavra saudade só é encontrada no vocabulário da língua portuguesa, um entre seus inúmeros significados é a falta de alguém, e foi este sentimento que Abraão sentiu por Deus, por isso que quando o pai da fé foi colocado à prova ele não titubeou em sacrificar seu próprio filho, segundo o historiador Flavio Josefo o intervalo entre o ultimo versículo do capitulo 21 e o primeiro do capítulo 22 tem um intervalo de aproximadamente 30 anos sem que fosse registrada uma conversa entre Deus e Abraão.       
Deus e Você
 Nota-se que Abraão não está desviado dos cominhos de Deus, ou seja, ele não está no “mundão”, ele ainda acredita em Deus, porém não oferece mais sacrifícios como antes, o relacionamento de Abraão para com Deus está em crise, há concordância com este texto quando o Reverendo Hernandes Dias Lopes disse “o marido pode ser fiel a sua esposa, porém a fidelidade não é sinônima de intimidade”, ou seja, o marido pode ser fiel e não ter intimidade com sua esposa era isso que estava acontecendo com Abraão no seu relacionamento com Deus, mas Deus chama Abraão e ele imediatamente responde, sabe qual o motivo dele ter respondido? O grande motivo é que assim como Deus, Abraão também estava com saudade.
 O motivo de sentir saudade de alguém é a vontade de estar sempre por perto e querer se relacionar com esta pessoa a todo o tempo, assim deve ser entre nós e Deus, se o cristão não sente mais saudade do Céu ele está com sérios problemas.
 Conclusão:
 Diante disso é importante responder as seguintes perguntas, qual foi a ultima vez que você sentiu saudade de Deus? Como esta o seu relacionamento com o pai? Assim como Abraão foi provado para matar a saudade de Deus dando o seu único filho, Deus deu o seu filho unigênito para nos ter de volta.
 Deus está com saudade de você.

Por: Tiago Gomes B. de Almeida. 

4 comentários:

  1. Muito bom Tiagao,assim como Deus se encontrava todo fim de tarde com seu amigo Adão,todos os dias devemos manter essa amizade com Jesus em intimidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade isso
      Tanto Deus como o homem sentem saudade desta intimidade.

      Excluir
    2. É bem verdade isso
      Tanto Deus como o homem sentem saudade desta intimidade.

      Excluir
  2. Muito bom Tiagao,assim como Deus se encontrava todo fim de tarde com seu amigo Adão,todos os dias devemos manter essa amizade com Jesus em intimidade.

    ResponderExcluir