sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Chamado 5.1 Dependência do Espírito Santo

O Chamado 5
Dependência do Espírito Santo
Parte 5.1
Conhecendo o Espírito Santo de forma Bíblica



Texto Base Efésios 1:13,14
“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”


Introdução:
Diante deste texto base vamos conhecer o que a bíblia diz do Espírito Santo, bem como desmistificar verdadeiras heresias que vemos em nossos dias, temos o objetivo de entender quem é este tão sublime consolador.


O Penhor da nossa Herança
Significado: “Penhor é um conceito jurídico que significa uma garantia real de uma obrigação, consistindo em uma garantia no caso de débito. Também pode ser um sinônimo de garantia ou segurança.”


O Espírito Santo é o penhor da nossa herança! De forma prática o penhor é quando alguém precisa de dinheiro e entrega algo de garantia em troca do empréstimo, quando o dono do bem empenhorado resolve pagar sua divida seu objeto de valor é devolvido.


Assim é no mundo Espiritual, Jesus morreu na Cruz para pagar os pecados, e este valor, no caso a morte, foi pago a Deus porque ele reconciliou consigo o mundo através da morte de Cristo. (1Co 5:19)


Nós éramos devedores, carentes da salvação, então Jesus nos deu o penhor do Espírito Santo e ele mesmo pagou a dívida, ou seja, ao invés de nós entregarmos algo para ele e termos o penhor para que então quando Jesus pudesse nos pagar devolveríamos a ele este penhor, Jesus nos deu um penhor de Graça, neste texto nós somos os credores.


 Mas a diferença do penhor do banco para o espiritual é que Jesus não precisava de nada e mesmo assim nos deu um penhor, nos deu um penhor de graça! Isso é tremendo!


Para redenção da possessão de Deus
 Imagine que você entregue uma pulseiras de ouro ao banco como penhor para ter dinheiro emprestado, de repente quando você paga a divida o credor perdeu sua pulseira, isso seria humilhante para instituição e seria um ato passivo de processo jurídico.


Quando Jesus voltar ele ira nos pagar para devolvermos o penhor que ele nos entregou, ele vai dar a nossa herança em troca devolveremos o Espírito Santo, a diferença é que Jesus vai nos pagar, não porque ele deve para nós, mas sim pelo fato de que Ele pagou o preço em nosso lugar.


É por isso que se o Espírito Santo não habitar em nós, a condenação ao inferno é inevitável, pois ele é o penhor da nossa Herança!


O Espírito Santo
 Antes de falar a respeito de nossa dependência do Espírito Santo faz-se necessário entender quem Ele é.



Quem Ele não é? Ele não é um vento, não é fogo, não é óleo e nem um destes elementos que muitos dizem e acreditam que Ele é.


Quem Ele é? O Espírito Santo é uma pessoa, assim como Deus e Jesus, O Espírito Santo é o próprio Deus, assim como YHAHWE (Mt 10:20) e Jesus é Deus (jo 14:16)  formando um só, no caso o Deus Trino ou a Santíssima Trindade.


O Espírito Santo é o responsável por aplicar a salvação em nós (Rm 8:14), O Espírito Santo forma o corpo de Cristo (1 Co 12:13), é Ele que dá o dom(1 Co 12:7), Escolhe o dom (1Co 12:11) e opera o dom (1 Co 12:11), Ele que aviva a igreja, ou seja, o Espírito Santo É aquele que traz vida ao povo de Deus (Ef 5:14-18).


O Espírito Santo faz tudo em todos (1 Co 12:6), além disso Ele faz como quer (1Co 12:11), diante disso cai por terra essa teologia podre, se é que se pode chamar teologia, que diz que usa o Espírito Santo, que diz que o agir dEle depende do ser humano, como se Ele fosse dependente de nós, a verdade é que o Espírito Santo tem perdido o lugar nas congregações, pois Ele nega-se abitar em meio a tanta promiscuidade e indiferença com Sua presença, se não vejamos, hoje se você diz que tem um anjo na congregação ou se você diz que o anjo está os protegendo a todo o momento a congregação fica atônita e agitada, mas quando falamos que o Espírito Santo habita neles é a mesma coisa de não falar nada.


Não entendem o Poder do próprio Deus habitando neles, se é que Ele habita, é muito melhor falar de anjos, de Moises, de Jonas ou qualquer outro personagem do que do Espírito Santo que foi prometido em todo o Velho Testamento, realmente, está longe de um avivamento, pois O que opera tem sido lançado no esquecimento.


A Presença do Espírito Santo
Em João 16:8 diz que o Espírito Santo convencerá do pecado da justiça e do juízo, vamos entender melhor o que Jesus está dizendo neste texto.


Convencer do Pecado: Quando a presença do Espírito Santo verdadeiramente está sobre a congregação acontece algo extraordinário, o ser humano orgulhoso, mal, deformado pelo pecado, até mesmo aqueles que foram justificados por Cristo se arrependem dos seus pecados. A presença do Espírito Santo gera choro pelo pecado, arrependimento e não, com todo o respeito, muitas anomalias que vemos nos dias de hoje.


 Convencer da Justiça: Jesus explica essa parte dizendo que Ele vai para o Pai, neste caso, O Espírito Santo convencerá o ser humano da Santidade sublime de Cristo, de sua justiça e justificação colocando em contraste nossa depravação com a Santidade de Jesus, levando assim o ser humano a uma total submissão a Deus e uma consciência de sua natureza pecaminosa.


Convencer do Juízo: Jesus explicando este texto disse que o príncipe deste mundo já está julgado, nos mostrando que Satanás não é este vencedor que muitos têm pregado por ai, a igreja de Cristo é vencedora não importa os bodes e sim as ovelhas, a igreja viva e cheia do Espírito Santo, aquela que ouve a voz de Deus é vencedora, outra questão aqui é, Satanás não tem nada de divido, ou seja, ele não é um deus, ele é um ser criado como nós, diante disso o que o texto quer nos dizer é que se nem os anjos foram poupados pelo Juízo de Deus, aqueles que escolherem o pecado serão condenados juntamente com eles.


 Conclusão:

 Abordamos bem pouco a respeito do Espírito Santo, mas já dá para entender o motivo de tanto afastamento de Deus em nossas congregações, para entender nossa dependência do Espírito Santo faz-se necessário saber quem ele é. No próximo texto vamos falar mais a respeito deste tão empolgante assunto. 

Por Rafael Henrique

Fonte http://www.feemjesus.com.br/static/images/2012/10/25/oleiro_5.2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário