sábado, 6 de fevereiro de 2016

O Chamado Parte 4.2 Conceito de Dom

O Chamado
Parte 4.2
A Diferença entre o Chamado e Dom
Conceito de Dom



Texto Base Efésios 4:8 e Romanos 11:29
“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.”
Efésios 4:8 “pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.”


Introdução:
É visível a ação de Jesus e do Espírito Santo no chamado de um homem como o de Paulo, Jesus Cristo o chamou (Atos 9:4-5) e o Espírito Santo lhe deu o dom (Atos 13:2), neste texto vamos entender em que momento Paulo foi vocacionado, e o real sentido de sua vocação.


O Dom de Cristo
 A palavra dom quer dizer presente, então o dom de Cristo é dado e não merecido, cada um recebe para o que é necessário e não para ostentação ou disputa, diante disso entenda você não recebe o dom de Deus se é bonzinho ele é pela graça, ou você não adquiriu alguma qualidade no mundo e Deus usa quando você se converte, os dons são dados por Deus à medida de sua vontade.  


Todos tem o dom de Cristo, basta entender para que Deus chamou a cada um, o interessante dos dons é  que quando lemos a lista, tanto em Efésios quanto em Coríntios, todos os dons estão relacionados a palavra de Deus, ou seja, é para ensinar, para estudar, para pregar, em fim, todos os dons tem o objetivo de levar o evangelho de Cristo.


O dom é Irrevogável
Romanos 11:29 “pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.” Neste texto expressa que os dons são irrevogáveis, isso é quando Deus chama alguém para algo ele não muda de ideia, na versão ACF diz que Deus não se arrepende, e esse é o sentido da frase.


 Olha a seriedade dos dons, quando Ele te chama para fazer algo a responsabilidade é toda de Deus, por isso Jesus só chama aqueles que se convertem verdadeiramente, por isso quem escolhe o dom que você irá exercer não é o Pastor, o Pastor presidente, o Presbítero ou qualquer líder, você é chamado pelo Senhor o qual não volta atrás com sua palavra.
  

A vocação de Paulo
Em Atos 9:15 mostra para que Paulo foi vocacionado, para levar o nome de Jesus diante dos Gentios, dos reis e dos filhos de Israel, muitos foram chamados por Deus, mas muitos desses não sabem qual é o dom que ele deve exercer, sofrem por estarem nos lugares onde Deus não mandou, outros demoram anos para entender sua vocação, pois não buscam saber, mas a situação de Paulo é especial, mesmo que demorou provavelmente quatorze anos para Paulo exercer de fato sua chamada, ele é vocacionado no ato de sua conversão.


Em Atos 9:16 diz que o dom de  Paulo é padecer, é interessante este texto, pelo fato de que para Paulo seria obvio que ele seria perseguido, pois Paulo sabia muito bem o quanto os Cristãos padeciam em sua mão, aqui Deus está falando que aquele que perseguia seria perseguido, tanto que vimos na primeira parte o quanto ele sofreu pelo evangelho.
  

Nos dias de hoje estamos vivendo uma crise em todas as áreas da fé inclusive no que diz respeito a vocação, pois alguns dizem que quando alguém é vocacionado não é para padecer, muitos destes lideres não ensinam a verdade para o povo, eles mostram que a vocação vai trazer status e prestígios, isso é uma mentira, a vocação como vimos já vimos trará sofrimento, não se engane!


Conclusão
Exercer o dom de Cristo é levar a cruz de Cristo, saber disso é libertador, quando alguém escuta que deve padecer pelo evangelho nos dias de hoje, muitos acham que é um pensamento novo ou uma revelação diferente, na verdade este assunto é tão profundo que chega a ser imensurável, mas o que acontece hoje não está ligado a questão de ser um pensamento profundo, mas é novo por ser novo mesmo! Tudo isso por um motivo, muitos pararam de pregar a verdade.



Por Rafael Henrique

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/-2gZJhi_P1OA/VeIvxotp3lI/AAAAAAAAB_o/eWMBA4RhX0w/s1600/1.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário