sábado, 30 de janeiro de 2016

Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Parte 1

 Como escaparemos nós, 
se negligenciarmos tão grande salvação?


Primeira Parte

Negligencia dos Hebreus

Esta imagem representa a pedra angular de uma construção,
Mostrando quão importante é a pedra que os construtores rejeitaram.



 Hebreus 2:3
Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.


Introdução:
 Esta carta foi escrita aos Hebreus, não sabemos ao certo quem a escreveu, mas o tema principal dela é a exaltação de Cristo, neste texto vamos mostrar o quanto os Hebreus foram negligentes a Tão Grande Salvação que nos foi dada.


Significado de Negligencia
 Negligencia quer dizer “saber e não dar atenção”. Vou ilustrar da seguinte forma. Em nossa cidade acabou a água e todas as pessoas ficaram desesperadas, pois sem ela não podemos fazer absolutamente nada, com o decorrer do tempo a coisa foi piorando, pois com um dia ou dois sem água até sobrevivemos com o que tem na caixa, mas a situação piorou, após semanas sem água a cidade entrou em desespero.


A questão em tudo isso é a seguinte, enquanto tinha água todos esbanjavam lavando seus carros toda semana ou lavando a calçada em dia de chuva, enquanto isso as escolas, televisões e estudiosos avisando que vai faltar água, mas o povo continua a gastar como se não houvesse amanhã.


Isso é um exemplo de negligencia, saber que a água vai acabar e simplesmente ignorar, e pior, gastar água a toa, é isso que estão fazendo com a Salvação, sabem que Jesus vai voltar e continuam vivendo como se tudo estivesse bem, aproveitando de suas vidas promiscuas, se deliciando em seus pecados.


Os Hebreus são negligentes
 No decorrer desta carta os Hebreus são exortados várias vezes a não serem negligentes, vamos ver o porquê de tanta insistência neste tema.


Desde o princípio eles eram negligentes
Hebreus 4
 No decorrer do Capítulo quatro de Hebreus vemos o escritor dizendo para o povo Hebreu que os antigos não atentaram para essa a voz do Senhor por isso perderam a salvação.


No versículo 2 ele diz que foi pregado as Boas Novas aos primeiros Hebreus , mas como eles não tiveram fé todos pereceram.


No Versículo 3 o escritor diz que Deus se irou com tamanha desobediência e os impediu de entrarem no Seu repouso, ou seja no local de salvação.


No versículo 7 diz que Davi falou ao povo para ouvirem a voz do Senhor e parar de endurecer seus corações, aqui está claro que o povo era negligente, Deus estava falando, mas eles não estavam dando atenção.


No versículo 11 Ele contínua dizendo para o povo não seguir o mesmo exemplo, para não caírem na mesma condenação, por fim ele diz que não há nada encoberto diante de Deus, mostrando que Deus sabe se eles estão endurecendo o coração ou não.
  

Meu Deus! Quanta incredulidade! Que povo negligente.


A Pedra que os construtores rejeitaram
1 Pedro 2:6-7
Neste texto temos outra prova de como os Hebreus foram negligentes, ele diz que a pedra que os construtores rejeitaram esta é pedra principal.


Ao ler a carta aos Hebreus, concordando com alguns teólogos, o Templo ainda existia nesta época, o autor está mostrando que mesmo que o templo fosse destruído Cristo era suficiente, pois ele substituía o santíssimo lugar, o sumo sacerdote, o sacrifício entre outras funções do templo, Jesus é a pedra principal depois de sua vinda não precisa mais da “sombra das coisas”(Hb 10:1).


Os construtores são os Hebreus, a Pedra é Cristo, sem esta pedra é impossível construir, nos dias da igreja atual vemos o quanto temos negligenciado esta pedra.


A Negligencia desta pedra que é Cristo tem ocorrido da seguinte forma, Jesus tem sido colocado de lado em nossos cultos, igrejas estão sendo levantadas sem a pedra principal, mensagens estão sendo pregadas desviadas do foco que é Cristo, Louvores estão sendo ministrados enfatizando o sofrimento humano se esquecendo de Cristo.


Sem a pedra principal em nossos ministérios, a mesma pedra se tornará pedra de tropeço, pois foi rejeitada e não escaparemos se nós agirmos com negligencia.


Os Hebreus eram insatisfeitos
Lucas 7:30-35
 O texto mostra que Jesus está entre uma multidão, mas os Fariseus e os Doutores da Lei que ali estavam rejeitaram os conselhos de Jesus e não aceitaram o batismo de João.


Então Jesus diz ao povo, a quem compararei esta geração? compararei aos meninos que ficam na praça e clamam uns aos outros dizendo, tocamos flauta, mas ninguém dançou, cantamos lamentações, mas ninguém chorou, Jesus estava mostrando o quanto o povo Hebreu era insatisfeito.


Deus mandou João Batista que não comia pão e nem bebia vinho e os Hebreus disseram que ele tinha demônio, Depois veio Jesus que come pão e bebe vinho e disseram que é um beberrão e glutão e ainda anda com pecadores.


Quanta negligencia, o povo era totalmente insatisfeito com qualquer coisa que Deus fazia! Não é isso que vemos hoje?


As pessoas não tem satisfação em Cristo, nem em sua palavra, querem fazer cultos especiais para atrair o povo, os chamados “evangelísticos”, não dá para entender! Se estamos pregando o evangelho todos os cultos deveriam ser evangelísticos.


O nome evangelístico não passa de mero título, pois em cultos de evangelismo o que estão usando para atrair o povo é um cantor famoso, ou um pregador eloquente que é usado para fazer milagres, em fim qualquer coisa chama atenção menos o Evangelho, menos a Cruz de Cristo.


Isso é pura insatisfação a obra salifica de Cristo, se as pessoas estão indo a estes eventos atrás de cantores ou pregadores, estas não permaneceram, a igreja pode até encher, entupir de gente, mas o povo sairá de lá animados e cheios de si mesmos, não do evangelho.


Conclusão
 Sem medo de errar somos uma geração que negligencia essa tão grande salvação a cada culto, estamos inda às igrejas por qualquer outro motivo, menos para salvar nossas almas da condenação e por amor a Cruz.


Por: Rafael Henrique

Divisão do Tema abordado:

Dividiremos este tema em três Partes, começaremos falando da negligencia dos Hebreus e do povo cristão de nossos dias, depois passaremos a falar a respeito “do que vamos escapar se atentarmos para a salvação”, em fim encerraremos dizendo da “Tão grande Salvação”, espero que edifique o seu tão rico ministério.

3 comentários: