sábado, 23 de janeiro de 2016

Jesus O Pastor 1, A Ovelha é totalmente dependente de um Pastor

Jesus O Pastor

Primeira Parte

A Ovelha é totalmente dependente de um Pastor







Salmos 23:1
“O Senhor é meu Pastor; nada me faltará.”


Introdução:
 Por volta do Séc. XVI o homem trouxe a tona o Antropocentrismo dizendo que a humanidade se emancipou de Deus, tiraram Deus do centro e colocaram o homem, o resultado disso foi as piores catástrofes que já passou na história, a questão é que o homem se tornou independente a ponto de alguns pensadores dizerem que Deus morreu. Nós seres humanos temos a tendência de sermos independente de tudo inclusive de Deus, neste texto vamos apresentar o quanto dependemos do Pastor para viver.


E Dele eu não tenho Falta!
Salmos 23:1
No Salmo de número 23 vemos o quanto a ovelha depende de seu pastor, o versículo primeiro já mostra que a dependência é total quando Davi diz “O Senhor é meu Pastor e nada me Faltará.”, no original  Davi diz que o Senhor é o pastor dele e do pastor ele não tem falta, nos mostrando que se a ovelha tem o Pastor ela tem tudo, e conforme o texto vai se desenvolvendo vemos o quanto a ovelha é dependente.


Dependente para comer e tomar água
Salmos 23:2


Dependente Para Comer
No Versículo de número dois diz que a ovelha depende do Pastor para comer quando ele a leva a pastos verdejantes, Davi estava nos mostrando que só o pastor pode levar sua ovelha a ter sua fome saciada de tal forma que ela deita em cima da comida.


A ovelha é um animal voraz para comer, ela come o dia todo até arrancar a raiz da grama, mas essa ovelha está tão satisfeita que a grama está verdinha, mas ela não quer comer.


Só Jesus o Pastor pode nos levar a satisfação total a ponto de nós termos pouco dinheiro ou muito, não importa, o que importa é que eu O tenho como Pastor.


Dependente Para Tomar Água
 Davi estava mostrando que a ovelha depende totalmente de seu Pastor para leva-la a águas tranquilas, isso porque a ovelha tem medo de águas turbulentas, pois imagine que uma ovelha caia na água com toda a sua lã pesada, por isso o pastor anda quilômetros atrás de águas tranquilas para suas ovelhas.


Nós dependemos de Deus para saciar nossa sede tanto terrena como Espiritual, só Jesus pode saciar esta tão grande sede que tem dentro de nós de adora-lo.


Por conta de tal sede que as pessoas não ficam satisfeitas com nada, é por causa desta sede não saciada que o ser humano está morrendo aprisionado dentro de si.


A ovelha depende do pastor para receber consola e direção.
Salmos 23:3


Ela é dependente para ser consolada
 Quando a ovelha está com medo dos animais ao seu redor o pastor traz um consolo de tal forma que ela perde o medo e sua angustia vai embora.


Vivemos em tempos maus em que as pessoas andam assustadas, com medo, sempre com “um pé atrás” em tudo o que vai fazer, as pessoas se trancaram em suas casas, o pecado tem se proliferado pela cidade e as coisas vão de mal a pior.


Só o Bom Pastor pode trazer consolo ao nosso coração, perceba o quanto nós somos vítimas de nossa própria espécie, o quanto estamos nos autodestruindo, só Jesus pode nos consolar.


Ela é dependente para ser guiada.
 A ovelha é um animal cego e depende totalmente do pastor para ser guiada por onde ela for, ela não é como um cachorro ou gato que tem noção de onde está e sabe voltar de onde veio, é por isso que o Pastor vai atrás de suas ovelhas, pois se ela se perder a mesma não achará o caminho de volta.


Assim como essas ovelhas nós somos cegos, o que sabemos é o que está diante de nós, não podemos olhar para um segundo além do que este o qual vivemos, mas o Pastor sabe de todas as coisas e nos guia pelo o caminho justo.


A ovelha é dependente do pastor para proteção.
Salmos 23:4
 O Pastor anda com duas ferramentas a vara e o cajado, a vara é para espantar as feras e o cajado é para ajudar a ovelha a subir a montanha ou passar em lugares difíceis.


Andar sobre o vale da sombra da morte mostra os momentos em que as ovelhas precisam andar em lugares que tem feras selvagens, essas podem mata-la facilmente.


 Nós precisamos do pastor para andar em meio aos lobos, para nos proteger dos inimigos que nos oferece o pecado, o Bom Pastor está com a sua vara pronta para nos dar o Escape do pecado.


Nós dependemos do Pastor para nos ajudar a andar em caminhos de difícil acesso, ele nos consola com o seu cajado, isso demostra que se o pastor está com o cajado e a vara minhas preocupações devem ir embora.


Conclusão:
 Vemos neste texto o quanto somos frágeis e imprestáveis, por essa razão o antropocentrismo trouxe tanta desgraça a nossa sociedade, as pessoas perderam a noção de quem elas são, vemos o quanto tem crescido a crise de identidade em nosso meio.



Temos que entender nossa miséria e total dependência de Deus, e nos prostrar diante dele em adoração e arrependimento para então deixa-Lo guiar nossas vidas.

Leia a segunda Parte, A ira do Bom Pastor

Por: Rafael Henrique

Fonte da imagem: http://razoesparaacreditar.com/gentilezas/dois-noruegueses-resgatando-uma-ovelha-no-oceano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário