segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Mestre da Humildade

O Mestre da Humildade






Texto Base João 13:3-5

 Jesus, sabendo que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; levantou-se da ceia, tirou as vestes e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava em sua cintura
  

Introdução:

 Na última noite, antes da sua morte, Jesus reúne seus discípulos para a ceia e parecia tudo bem, havia até certa comunhão, mas eles não tinham noção em como tudo aquilo terminaria no dia seguinte, com Jesus pendurado numa cruz no ápice de sua humilhação, mesmo sendo advertidos eles não entendiam ou não aceitavam o caminho que Jesus tomava; e em plena ceia os discípulos começaram a discutir sobre qual era o maior e mais importante entre eles (Lc 22:24), Jesus então se levanta em meio aquela discussão, sabendo da urgência nas últimas horas, resolve buscar uma bacia com água para lhes aplicar uma grande lição; eu te convido para uma aula com o Mestre da Humildade.   
   

A autossuficiência é um mito
  A palavra Humildade vem do latim “húmus” que significa “terra, barro ou pó”, a palavra “humano” também é derivada do mesmo termo e significa “o que veio ou foi gerado do pó da terra”, então humildade significa reconhecer quem você é e de onde veio, ou seja, você não só é como veio do pó, assim todos estamos no mesmo nível e devemos reconhecer que o Deus Criador de todas as coisas está em outro nível, e o interessante disso tudo, é que Jesus o Filho de Deus não veio do pó, Ele veio da Glória e como pode o Rei da Glória ser a pessoa mais humilde da história?  
 
  
O apóstolo Paulo já advertia em 2 Tm 3:1-4: “Nos últimos dias os homens amarão a si mesmos...serão orgulhosos”, o segredo das divisões é o orgulho, o egoísmo, pois fazem parte do DNA do pecado, que levou-nos a ser egocêntricos, independentes e auto-suficientes, mas a auto-suficiência é um mito, pois nosso próprio corpo revela que somos dependentes de animais e plantas que são inferiores a nós, dependemos deles para nos alimentar e sobreviver, da mesma forma dependemos do alimento espiritual pois nossa alma tem sede e fome do “pão vivo que desceu do céu”.

O pecado tem sua raiz no ego humano, no ego de Satanás, vivemos em uma cultura individualista, onde cada um busca seus próprios interesses e confiam em si mesmos, isso é uma forma de idolatria e o ídolo mais adorado do nosso tempo é o “EU”, e nós somos esses ídolos, pois queremos ser melhores que os outros, reconhecidos, notados, vistos como alguém importante, atraindo a atenção das pessoas, ser citados, elogiados, cumprimentados, lembrados e nos preocupamos com nossa imagem e aparência de auto confiança revelando uma tremenda falta de humildade e abnegação.


  Humildade não é concedida, mas sim concebida.
  A humildade é uma virtude que se aprende, não é concedida por Deus, mas Jesus veio nos ensiná-la, Ele diz em Mt 11:29: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para vossas almas”, Ele é o mestre, a melhor escola é o sofrimento sendo a auto humilhação sua aula principal.
Humildade não é pobreza exterior ou algo de alguém fraco e passivo, mas é a pobreza interior e o nível mais alto de virtude a ser atingido pelo paradoxo da auto humilhação, abnegação e submissão, o Mestre disse em Mt 23:12: “Os humilhados serão exaltados”, e certa vez tomou uma criança e colocando-a no meio dos discípulos disse “sejam humildes como esta criança” (Mt 18:4), contou-lhes uma parábola e os ensinou a tomar os lugares indesejados para receber a verdadeira honra (Lc 14:7-11).


Então o caminho do cristão deve ser em humildade pois a busca por exaltação leva a pior das humilhações, o apóstolo Paulo aprendeu isso quando orou três vezes para que um espinho , uma espécie de incômodo espiritual, fosse retirado de sua carne e logo ele descobriu que o espinho foi colocado para mantê-lo humilde, isso o amadureceu  a ponto de dizer em 2 Co 12:9-10: “...eu me glorio nas minhas fraquezas...pois quando estou fraco então me torno forte”, e ensinava nas igrejas que plantava para “serem servos uns dos outros” e “não pensarem de si mesmos além do que convém” (Rm 12:13) ; humildade é dependência total, é ter uma noção clara de quem você é, e a história de Jó mostra que se tudo o que Deus nos deu for tirado não sobra nada, pois tudo que temos e somos pertencem a Deus.
  

Jesus Humilhou a si mesmo
  Humilhar-se é a estrada para a glória de Deus, pois foi o caminho que Jesus percorreu, imagine a surpresa daqueles três reis sábios do oriente que procuravam pelo rei que havia nascido em Israel com presentes valiosos para lhe entregar, procuraram no palácio de Herodes em Jerusalém, devem ter ido à prefeitura, aos comércios, até que tiveram que descer até a pequena cidade de Belém e foram para o subúrbio descendo a zona rural enfim a estrela que os guiou parou e encontraram o menino que havia nascido, em um estábulo de animais sujo, frio, escuro e fétido, onde seu corpo repousava dentro de uma manjedoura no lugar onde os animais comiam, Jesus se humilhou, por que tanta humilhação? Por que Ele desceu tanto?!


Tudo isso Porque Jesus Precisava nascer no nosso coração pecador, sujo, frio, escuro e fétido. Jesus veio para aniquilar nosso ego, Ele disse em Mt 20:28: “Eu vim para servir”, o evangelho de João é repleto de declarações como: “o Filho nada pode fazer por si mesmo...Meu ensino não é meu...Não procuro fazer minha própria vontade...Não vim de mim mesmo...Não procuro minha própria glória...Não digo minhas palavras por mim mesmomostrava-se totalmente dependente do Espírito Santo e a carta de Paulo aos Filipenses no capítulo 2, mostra perfeitamente que Jesus foi ao nível mais baixo de humilhação “esvaziando-se...se fez servo...humilhando-se...até a morte”,para ser exaltado, “Deus o exaltou sobremaneira...” ao mais alto nível de glória.


Humilhando-se como um escravo
  Na cultura daquela época existia o costume de lavar os pés dos convidados, os quais eram recebidos nas casas, e quem fazia esse serviço eram os escravos, era o serviço mais humilhante e naquela última ceia todos os discípulos haviam tomado banho, mas seus pés juntaram poeira pelo caminho, pois usavam sandálias e enquanto discutiam na ceia sobre qual deles era o maior, Jesus aparece em silêncio com uma bacia e derrama água nela, depois tirou sua capa e tomou uma toalha inclinando-se para lavar os pés de cada um deles, que ficaram chocados com seu “Mestre e Senhor” naquela posição, mas Jesus queria mostrar algo além do que enxergavam.


Vamos ao texto de João 13 que você se surpreenderá: (v.4a) “levantou-se da ceia”, Jesus levantou-se do seu trono e foi enviado pelo Pai; (v. 4b) “tirou as vestes (capa)”,se esvaziou ao deixar sua glória; (v.4c) “tomando uma toalha”, tomou a forma humana e se fez servo; (v.4d) “cingiu-se com ela e colocou-a em volta da cintura”, tomou a cruz; (v.5a) “derramou água em uma bacia”, derramou seu sangue e se entregou a morte; (v.5b) “passou a lavar os pés dos discípulos” o seu sangue nos lavou de todo pecado; (v.5c) “enxugou-os com a toalha”, fomos revestidos pelo Espírito Santos e renovados, limpos e feitos novas criaturas; e finalizando no verso 12: “Ele tomou sua vestes e voltou à mesa”, ou seja, ressuscitou e voltou a sua glória.


 Jesus aponta também para a necessidade de purificação constante, quem nunca tomou banho e depois sujou os pés por descuido? Para resolver o problema basta lavar os pés, isso nos mostra que fomos lavados pelo sangue de Jesus, mas a poeira do pecado insiste em sujar nossos pés.
  

Humilhem-se
  Jesus encerra a lição suprema dizendo: “Eu vos dei o exemplo para que vocês façam isso uns aos outros” (Jo 13:15), lavar os pés do outro é levar uma palavra de esperança e consolo, um abraço apertado, um sorriso, uma mão amiga, chorar junto, se alegrar junto.


O Espírito Santo te convida para se humilhar, em 2 Cro 7:14, o Senhor diz: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome se HUMILHAR, e orar e buscar minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu o ouvirei dos céus, o perdoarei e sararei sua terra”, é tempo de se humilhar!


Os humilhados serão exaltados e receberão coroas, e a prova de que foram humildes é que devolverão essas coroas diante do trono (Ap 4:10), reconhecendo que somente um merece a honra e a glória: Aquele que foi humilhado, desprezado, cuspido, açoitado, injustiçado, esmagado, crucificado, JESUS O CRISTO o mestre da humildade que ressuscitou para ser coroado REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES.


Conclusão

  Que possamos diminuir para que Ele cresça que possamos nos humilhar perante o Senhor e lavar seus pés com nossas lágrimas de arrependimento e amor e como crianças abraçá-lo e sussurrar em seu ouvido: Eu te amo muito Jesus!

Por Leandro Boer

Nenhum comentário:

Postar um comentário