sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Tão Esperado Noivo 1, A Cédula do Pecado

O tão esperado Noivo
Primeira parte
A Cédula do Pecado




Texto base: Gênesis 2:22
“Com uma costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez a mulher e a levou até ele.”(NVI)
“Com uma costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus modelou uma mulher e a conduziu até ele.”(KJA)


Introdução:
Como um pai radiante que leva a sua filha até o altar para ali a entregar ao seu noivo, assim é o Espírito Santo levando a igreja (noiva) até Jesus (noivo). Quando pensamos em um momento mágico de um casamento logo nos vem à mente a entrada da noiva, toda linda, com seu exuberante vestido branco, longo, com seu cabelo muito bem arrumado, as lágrimas correndo de seus olhos por aquele momento tão esperado.

Do outro lado está o noivo, todo arrumado, perfumado e ansioso para ver sua linda esposa, a quem ele esperou por tanto tempo, as lágrimas correm em seu rosto, ele abre um sorriso que não cabe em sua face, então vai ao encontro dela, assim é o Senhor vindo ao nosso encontro. Para aceitar a Cristo como o noivo o preço do pecado deve ser pago para isso devemos aceitar a propiciação pelo pecado, vamos entender melhor isso.


O Esposo

Paulo diz que “a mulher esta ligada a seu marido enquanto este viver. 1 Coríntios 7:39”NVI


Cristo ressuscitou e agora vive eternamente, o esposo vive para sempre, logo nós como noiva e esposa de Cristo estamos ligados Nele para sempre.
“Ora o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus Vive eternamente” 1 João 2:17 KJA


O próprio Deus declara no livro do profeta Oséias:
“Portanto, agora vou atraí-la; vou leva-la para o deserto e falar-lhe com carinho; Ali devolverei a ela as suas vinhas e farei do vale de Acor uma porta de esperança, ali ela me responderá como nos dias de sua infância, como nos dias que saiu do Egito, naquele dia você me chamará: ‘Meu marido’, e não me chamara mais ‘Meu senhor’, ... eu me casarei com você Para Sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão, eu me casarei com você com fidelidade e você reconhecerá o SENHOR.” Oseias 2:14-16,19-20 ANVI


Jesus cumpriu perfeitamente a vontade de Deus, que consistia em morrer pelos nossos pecados e nos ter de volta, pois quando Adão pecou, permitiu que o domínio de nossas vidas ficasse sobre as mãos do pecado (Rm 6:6), precisou o Filho de Deus descer do céu e se entregar por nós e rasgar a cédula de pecado que era contra nós.


A Cédula do pecado

“(...) e cancelou a cédula de pecado (que era a escrita de dívida, ou seja a lei), que consistia em ordenanças e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz.” Colossenses 2:14
Uma das leis mosaicas era a Lei do Divórcio, esta dizia que se o esposo não sentisse mais amor, afeição ou prazer pela sua esposa, ela poderia ser mandada embora desde que ele desse para ela uma “carta de divórcio” (Dt. 24:1). Anos mais tarde quando questionado por um grupo de judeus, conhecedores da lei, em sua grande maioria empresários de classe média, conhecidos como Fariseus, Jesus fez uma ilustração muito chocante e reveladora quando ele ensinava no monte, aqui vemos Jesus dizer que:


“...todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera.” Mateus 5:31
Aqui Jesus esta repudiando os fariseus que se casavam com jovens virgens e quando este já desfrutado dos prazeres dentro do casamento mandavam suas mulheres embora para dai se casarem com outra, e outra, e assim sucessivamente. Porém, eles não estavam mais dando as chamadas “cartas de divórcio”, quem quisesse se casar com a mulher abandonada teria que Pagar pela carta de divórcio, para ai sim ter direito de ter aquela mulher como esposa. 

Quando o pecado arrancou nossa pureza, nossa “virgindade” e nos abandonou ele não nos deu uma carta de divórcio, quem quisesse se casar conosco deveria pagar por essa carta, essa carta incluía ainda uma escrita, um tipo de sentença, que mostrava o que a mulher divorciada havia feito, foi assim conosco também, todos os nossos pecados foram escritos nas ordenanças da lei, mas ninguém era digno de pagar o preço pela nossa vida, então um dos versículos áureos dos cristãos nos deixa perplexos com tamanha vontade de Deus em se casar conosco:

“Porque Deus tanto amou o mundo que  deu seu Filho Unigênito ( ÚNICO), para que todo aquele que nele crer não pereça mais tenha vida eterna” João 3:16.

 Isso mesmo o preço da carta para se casar conosco é o preço da cédula, a morte, pois o salário do pecado é a morte, portanto se somos livres da morte é porque alguém morreu por nós e este é Jesus o Noivo, pois essa cédula, que são as ordenanças, entre outras representações, ela representa o preço que o noivo pagou para nos ter para ele. 


Conclusão:

Ele nos chama para o noivado, cabe a nós aceitar ou não.
 Rm 6:16 “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”



Ao conhecer o verdadeiro noivo temos a escolha de sermos escravos do pecado ou não, pecado este que nos deformou, tirou a nossa santidade e nos lançou no inferno, assim como os falsos maridos faziam com as virgens de Israel aproveitavam delas e depois a repudiavam em praça pública o pecado nos repudiou ao inferno, tudo porque da mesma forma que a noiva escolhe o noivo nós escolhemos o pecado. Se escolhermos Cristo como o noivo ele já pagou o salário do pecado que é a morte e ele nos compra com o seu sangue nos livrando do pecado e consequentemente da morte.

 Por: Tiago Almeida



 Fonte da imagem: http://www.iecg.com.br/redejovem/wp-content/uploads/2015/02/liberdade_opt.jpg

3 comentários:

  1. Toda noiva fica muito anciosa para chegar logo o dia do casamento e o noivo Jesus te diz para te acalmar: "Falta pouco..." Deus o abencoe Tiago.

    ResponderExcluir
  2. Toda noiva fica muito anciosa para chegar logo o dia do casamento e o noivo Jesus te diz para te acalmar: "Falta pouco..." Deus o abencoe Tiago.

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    Assim como a noiva fica ansiosa nós deveremos o esperar todos os dias cantando Maranata.

    ResponderExcluir