segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O Chamado 3, A Estatura de Cristo

O Chamado
Terceira Parte
A Estatura de Cristo






Texto Base:
Filipenses 3:14
“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

 Introdução:
 Como lemos na primeira parte deste estudo que Paulo estava preso no momento em que escreveu tanto esta, quanto a carta aos Efésios como vemos no versículo 12 dizendo que ele está preso por Cristo. O interessante é que ele fala de alcançar um Alvo e diz que vai alcançar pelo prêmio da soberana vocação, mas que prêmio é este? Vamos aprender no decorrer deste texto.

O chamado individual x chamado universal:
Em Ef 4:7 diz “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.” Diante deste texto vemos que o chamado é individual, ou seja, Deus chama cada cristão para um propósito, essa verdade deve ser bem esclarecida nas igrejas, essa se dá da seguinte forma, existem dois tipos de chamado, o chamado universal e o chamado individual. O chamado universal é para o corpo de Cristo e tem um objetivo, porém para que esse objetivo seja alcançado cada membro do corpo deve cumprir o seu chamado, tanto que no versículo 16 diz que o corpo deve estar bem ajustado, cada um cumprindo com sua operação para então haver edificação e amor, entretanto o que temos visto nos dias de hoje é uma verdadeira guerra de poderes para ver quem toca melhor ou quem prega melhor, por exemplo, e isso é uma prova de que pessoas não cumprem o seu chamado individual assim afetando o universal, a verdade a ser entendida é que o chamado é individual, mas não para que o vocacionado seja promovido, mas sim para que todo corpo seja edificado, o chamado é para o bem de todos (1 Co 12:7).

 Devemos saber qual é o nosso chamado:
 É bem verdade que é Cristo que nos chama, isso vemos em Ef 4:8 que diz “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.” Com isso bem claro, responde-se a pergunta, qual é o teu chamado? Amado irmão só Deus pode te responder isso, se você não sabe sua busca em profunda oração irá te levar até a face daquele que ressuscitou e deu dons aos homens, Jesus o Cristo. Por que devo saber qual é o meu chamado?  Existem vários motivos e o principal é este, como você irá cumprir com algo que você não sabe? É a mesma coisa de querer viajar e não saber seu destino, você não chegará a lugar nenhum. Mas vamos entender melhor isso.

Devemos saber e cumprir o chamado para:
 Chegar à unidade da fé:
 Em Ef 4:13 diz “Até que todos cheguemos à unidade da fé, (...)” este texto está no contexto do qual diz a respeito da edificação do corpo de Cristo através da operação do chamado individual, e o interessante é que a consequência de não saber o chamado ou saber e não cumprir é que não chegaremos a unidade da fé, isso é forte! É por isso que em Ef 5:18 diz que não devemos tomar o vinho da contenda e infelizmente por conta de muitos a igreja está embriagada na contenda, é uma guerra sangrenta, trazendo assim a proliferação desenfreada de  igrejas levando o objetivo geral da igreja por “água a baixo”, o chamado deve ser obedecido em amor para com todos os irmãos.

Deixar de ser inconstantes
Em Ef 4:14 diz “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” Infelizmente quem não sabe qual é o seu chamado este é inconstante, não crê que o evangelho é suficiente, qualquer doutrina nova que aparece ele “vai na onda”, com o intuito de encher igreja sem se preocupar com a qualidade de seu rebanho e o pior ele é enganado pelos homens astutos, estes que lhe oferece cargos eclesiásticos que não está de acordo com o seu chamado, com o objetivo de te enganar dizendo que está te honrando, a única honra que um verdadeiro cristão deve ter é de cumprir sua carreira e vocação. Mesmo trabalhando para o reino e fazendo o bem, se está fora de seu chamado você está totalmente errado, pois está tomando o lugar de outro, é como um pé fazendo a função de um braço.

Chegar à medida da estatura completa de Cristo.
 Era disso que Paulo estava falando aos Filipenses e é o mesmo que está em Ef 4:13 “(...)e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” a igreja chegará ao conhecimento de Cristo quando ela estiver em unidade, cumprindo com o seu chamado, e consequentemente a medida da estatura plena de Cristo. Olha que tremendo! Se cumprirmos o chamado alcançaremos a estatura plena de Cristo, é isso que é o prêmio da vocação de Cristo, era isso que Paulo almejava, foi por isso que ele estava preso, e foi por esse motivo que ele se entregou ao martírio indo para Jerusalém e depois para Roma, Paulo entendia que ele receberia um premio e este é nada mais nada menos do que a estatura do varão perfeito que é Cristo.

Conclusão:
 Agora você entende porque ele estava rogando em Ef 4:1 para a igreja andar de acordo com a vocação com que ela foi chamada? Ele estava a exortando para leva-la ao conhecimento de Cristo e a estatura do varão perfeito.  


Por: Rafael Henrique.




Fonte da imagem: http://i4.ytimg.com/vi/OqAOohNw6eU/hqdefault.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário