terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Jesus O Pastor 2, A Ira Do Bom Pastor

Jesus O Pastor
Segunda Parte
A Ira Do Bom Pastor





Texto Base Ezequiel 34:2
“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?”

Introdução:
 Como vimos na primeira parte o Pastor anda com uma vara e um cajado, vemos também que a vara serve para espantar as feras, esta vara mostra como o Pastor defende seu rebanho com ira e intrepidez, neste texto vamos abordar a ira do Jesus Pastor em relação aos supostos pastores que judiam das ovelhas e em relação aos bodes que as ferem.


A Ira contra os falsos pastores:
 Deus manda Ezequiel profetizar contra os falsos pastores que estavam em Israel, o profeta tem várias acusações contra eles, vamos a elas.


Apascentado a si
Em Ez 34:2 ele diz que os pastores estavam apascentando a si, eles abandonaram totalmente o rebanho e tudo o que eles faziam era para benefício próprio pensando em lucrar com a coisa.


Comendo a gordura, se vestindo da lã e degolando o cevado.
 Depois ele segue dizendo que eles comem da gordura do animal (Ez 34:2), a gordura era para oferecer a Deus e não para comer (Lv 3), isso mostra que estes homens não tinham reverencia nem a Deus quanto mais as ovelhas.


O profeta mostra que os pastores estão se vestindo da lã mostrando que eles não tinham amor nenhum pelas pobres e indefesas ovelhas.


Estes supostos pastores degolam o cevado, ou seja, as alimentaram somente para tirar proveito e não para oferecer a Deus, mostra a má intensão dos homens em engordar seu rebanho, não para benefício do povo muito menos para Deus, mas com a intensão de se aproveitar dos resultados.


Não fortalece, não cura e nem busca as ovelhas perdidas
 As ovelhas que estavam doentes e eram abandonados, os pastores não estavam dando a mínima para as problemáticas, eles se preocupavam com as cevadas.


As que estavam fracas eram jogadas na sarjeta, não havia paciência para fortalecer o povo fraco na fé, a de perna quebrada, ou seja, os mais complicados de lidar eram desamparados.


As perdidas voltavam se quisessem, pois eles não iam atrás, além de tudo os pastores dominavam com rigor e dureza, amados irmãos isso tudo é uma lastima!


A Revolta de Deus Como Pastor de ovelhas
 Em Ez 34:10 e no versículo 2 mostra quão irado Deus está por tanta dureza com suas amadas ovelhas no verso dois ele diz “Ai dos pastores”, este texto já é motivo de grande temor e tremor pois quando Deus se levanta contra alguém não sobra nada, mas a situação fica mais complicada quando no verso dez Deus diz que está contra os pastores.


Não sei qual será o juízo destes abomináveis homens, mas uma coisa eu sei “Ai daquele que cai nas mãos do Deus vivo”, o texto nos mostra que Deus livrará as ovelhas das mãos destes e Ele mesmo as apascentará.


A Ira contra os bodes
 É bem verdade que os bodes tem tomado espaço, no texto de Ezequiel 34:18-22 Deus se levanta contra os bodes.


Eles pisoteiam a água e o alimento
 No versículo 18 e 19 diz que os bodes estão tomando de toda a água, e a que sobra, eles pisoteiam deixando as ovelhas sem água, são os bodes que deturpam o agir do Espírito Santo entre o povo de Deus, além disso, os bodes comem toda a grama e o que sobra para as ovelhas eles pisoteiam, estes bodes estão pervertendo o alimento do povo de Deus.


Os bodes lançam as ovelhas para fora
 Em Ez 34:21 diz que os bodes estão empurrando as ovelhas para fora, os bodes estão pervertendo o aprisco das ovelhas querendo tomar todo o espaço, além disso judiam das fracas com sua ortodoxia fria e seus pensamentos promíscuos.


A revolta de Deus Pastor contra os bodes
 Em Ez 34:17 diz que Deus julgará e separará os bodes das ovelhas, este é o julgamento da segunda vinda que Jesus citada no Novo Testamento (Mt 25:32-33), quão terrível será este dia, os bodes serão lançados fora e as pobres ovelhas serão apascentadas por Jesus.


Conclusão:
Vimos na primeira parte o quanto a ovelha é frágil e dependente do pastor, diante disso foi apresentado o quanto os falsos pastores tiram proveito dessa fragilidade, judiando das pobres ovelhas, vimos também que os bodes tem dominado o território tirando proveito da mansidão das ovelhas, isso tudo já foi predito.


Se você tem tomado postura de bode ou se você é um pastor que tem aproveitado das ovelhas se arrependa o mais rápido o possível o Bom Pastor está às portas e torna a repetir “Dura coisa é cair nas mãos do Deus Vivo”.


Por Rafael Henrique



Nenhum comentário:

Postar um comentário